Peeling

 

O peeling químico é uma técnica usada para melhorar a aparência da pele.

Uma solução química é aplicada sobre a pele promovendo a descamação das suas camadas superficiais. Isto estimula a renovação da pele. A nova pele é mais macia, e com maior viço. Os peelings químicos servem para tratamento das rugas finas , manchas superficiais, como sardas, manchas solares ou melasma da gravidez, e lesões causadas pela exposição crônica ao sol como ceratoses actínicas. As rugas profundas muitas vezes precisam de cirurgia plástica ou outros tratamentos como preenchimentos ou aplicação de toxina botulínica. Cicatrizes superficiais e alguns tipos de acne também podem ser tratados através de peelings.

Podem ser feitos na face, pescoço, colo, mãos e braços. Ácidos mais fracos, recomendados pelo dermatologista, preparam a pele antes do procedimento, sendo estes interrompidos durante o tratamento e substituídos por hidratantes e sabonetes suaves. O uso de filtro solar é obrigatório, devendo ser aplicado a cada duas horas.

Nos peelings superficiais a pele fica vermelha e há descamação fina por 5-7 dias. Nos peelings médios forma-se descamação grosseira por 7-10 dias. Exposição solar intensa como praia e piscina deve ser evitada por 3 meses após o procedimento, pelo risco de manchas.

O peeling é realizado no consultório. O dermatologista irá estabelecer qual é o peeling mais adequado e o número de sessões necessárias para cada caso.